Fossas sépticas e os cuidados com o ambiente e a saúde

Obras emergenciais em condomínios
29/07/2018
Direitos e Deveres para com o condomínio conforme o novo Código Civil
29/07/2018

Fossas sépticas e os cuidados com o ambiente e a saúde

Quando não há disponibilidade de uma rede de esgoto pública, torna-se obrigatório o uso de instalações necessárias para a depuração biológica e bacteriana das águas residuárias. As fossas sépticas têm a função de separar e transformar a matéria sólida contida nas águas de esgoto, descarregando-a no terreno, onde o se completará o tratamento. Isto porque os despejos lançados sem tratamento propiciam a proliferação de inúmeras doenças. Cerca de 50 tipos de infecções podem ser transmitidos diretamente via excretos humanos (Ex.: febre tifóide, cólera, disenteria, hepatite infecciosa, dentre
outras).

A obrigatoriedade do uso dessas instalações está fundamentada no Regulamento do Departamento Nacional de Saúde Pública – Decreto nº 16.300 de 31/12/1932. A fossa séptica é uma alternativa para condomínios localizados em locais que não têm sistema público de coleta e tratamento de esgotos. Um sistema eficiente e completo deve contar também com caixas de gordura, filtros anaeróbicos e sumidouros. As fossas sépticas são instalações que atenuam a agressividade das águas servidas.

Limpeza da fossa séptica

A manutenção e a limpeza das fossas sépticas devem ser feitas por empresas de desentupimento. A limpeza de esgotos e fossas sépticas (limpa fossa) evita alguns problemas graves à saúde, já que muitas infecções ocorrem pelo contato com águas de esgotos contaminadas. Adotar esse procedimento impede o lançamento dos dejetos humanosem rios ou mesmo diretamente no solo. Sendo também fundamental para a preservação do meio ambiente. Outro detalhe importante é que deve ser feita a retirada de águas e lamas das fossas com regularidade. Isso é importante para manter limpeza do local deve ser feita a cada seis meses.
A importância da contratação de uma empresa especializada (desentupidora) para a execução do serviço de limpa fossa é outro ponto relevante, visto que algumas fossas são repositórios de gorduras ou caixa de águas. Dessa forma, são necessários equipamentos e ferramentas adequados para fazer a sucção dos dejetos orgânicos depositados. Ao contratar um serviço de limpa fossa é fundamental analisar a certificação da empresa, que deve ser especializada no segmento.

De bem com a fossa séptica

Fazer um diagrama preciso que mostre a localização do tanque e de seus tubos de acesso para saber exatamente onde se encontra a fossa no terreno.

Evitar plantas de raiz muito profunda em áreas próximas, assim como outras atividades que possam ser prejudiciais ao sistema.

Manter um registro de limpezas, inspeções e outras manutenções, sempre incluindo nome, endereço e telefone dos técnicos que efetuaram os serviços.

Fazer com que a área sobre a fossa permaneça limpa, quando muito apenas com uma cobertura de grama ou relva. Raízes de árvores ou arbustos podem entupir e danificar as linhas de dreno.

Evitar que automóveis estacionem sobre a área e não deixe que equipamentos pesados sejam colocados no local.

Não planejar nenhuma construção como piscinas e calçadas perto da fossa.

Não verter demasiada água sobre o sistema, nem permitir que a chuva consiga adentrá-lo. Quando inundada com mais água do que pode absorver, a fossa reduz sua capacidade de escoar resíduos e esgoto, aumentando o risco de os efluentes se agruparem na superfície do solo.

Não escoar para a fossa materiais que não são biodegradáveis, tais como plásticos, fraldas e absorventes, papel higiênico e guardanapos, já que esses detritos podem encher o tanque e entupir o sistema.

Não descartar óleos de cozinha e outras gorduras no ralo da pia, já que tais alimentos se solidificam e entopem o campo de absorção da terra.

Não permitir que tintas, óleos de motor de automóvel, pesticidas,
fertilizantes e desinfetantes entrem no sistema séptico. Essas substâncias
podem atravessá-lo diretamente, contaminando os terrenos em
volta da fossa e matando os microrganismos que decompõem os resíduos.

A fossa séptica é uma alternativa para condomínios localizados em locais que não têm sistema público de coleta e tratamento de esgotos.

Informativo do Condomínio

1 Comentário

  1. julia julinha disse:

    Obigada por colocar essa inforemaçoes adoro ler assuntos como esse me deixa mais informada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *